Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Cenário de novela, praia de Sibaúma preserva belezas naturais do litoral potiguar
25/12/2017 10:41 em Novidades

Localizada no município de Tibau do Sul, litoral potiguar, a paradisíaca praia de Sibaúma preserva a tranquilidade de um ambiente natural onde o rio encontra o mar e a pesca artesanal reflete uma das principais atividades econômicas da comunidade, que é reconhecida como remanescente quilombola e já foi cenário de novela.

Situada ao lado da turística praia da Pipa, Sibaúma foi um dos cenários da novela global Flor do Caribe, exibida em 2013 e que, de acordo com Marizelia Gonçalves, dona de um restaurante da praia, foi responsável pelo aumento do número de visitantes na região.

A "Arca da Zélia", como é chamado seu estabelecimento, localizado no alto de uma falésia, foi inspirado na história bíblica "A arca de Noé" e, por isso, diversas esculturas de animais estão dispostas pela parte interna e externa do local, além de uma venda de artesanato que é produzido por sua família.

 
Vista da Vista da

Vista da "Arca da Zélia", no alto de uma falésia da praia de Sibaúma, RN. Ao fundo, grupo de pesacadores aguardam o momento certo de lançar as redes (Foto: Filipe Cordeiro )

O encontro do rio Catu com o mar é outro atrativo do local e o ponto mais movimentado da orla. Diversos grupos de pessoas se reúnem e aproveitam as águas calmas e rasas do rio. De alguns trechos do efluente é possível fazer a travessia de uma margem a outra a pé. Além disso, o trajeto pode ser realizado por meio de balsa.

 

A pesca artesanal é uma das atividades enconômicas desenvolvidas na região. Grupos de pescadores ficam na beira da praia esperando o cardume, o primeiro a identificar os peixes lança a rede e a puxa rapidamente até a areia, para verificar o resultado da pescaria. De acordo com o pescador João Silva, de 35 anos, os peixes são para consumo próprio e venda na comunidade.

 

Confira abaixo registros da praia de Sibaúma e rio Catu:

 

 
Encontro do rio Catu com o mar de Sibaúma, RN  (Foto: Lucas Cortez )Encontro do rio Catu com o mar de Sibaúma, RN  (Foto: Lucas Cortez )

Encontro do rio Catu com o mar de Sibaúma, RN (Foto: Lucas Cortez )

 
Entrada do restaurante Entrada do restaurante

Entrada do restaurante "Arca da Zélia" na praia de Sibaúma, RN (Foto: Lucas Cortez )

 
Pescadores na praia de Sibaúma, no litoral Sul potiguar  (Foto: Filipe Cordeiro )Pescadores na praia de Sibaúma, no litoral Sul potiguar  (Foto: Filipe Cordeiro )

Pescadores na praia de Sibaúma, no litoral Sul potiguar (Foto: Filipe Cordeiro )

 
 
Banhistas na praia de Sibaúma, no Rio Grande do Norte  (Foto: Lucas Cortez )Banhistas na praia de Sibaúma, no Rio Grande do Norte  (Foto: Lucas Cortez )

Banhistas na praia de Sibaúma, no Rio Grande do Norte (Foto: Lucas Cortez )

 
Pescador recolhe rede de pesca na praia de Sibaúma, RN  (Foto: Filipe Cordeiro )Pescador recolhe rede de pesca na praia de Sibaúma, RN  (Foto: Filipe Cordeiro )

Pescador recolhe rede de pesca na praia de Sibaúma, RN (Foto: Filipe Cordeiro )

 
Rio Catu em Sibaúma, RN  (Foto: Lucas Cortez)Rio Catu em Sibaúma, RN  (Foto: Lucas Cortez)

Rio Catu em Sibaúma, RN (Foto: Lucas Cortez)

 
 
Falésia na praia de Sibaúma, no litoral Sul do RN (Foto: Lucas Cortez )Falésia na praia de Sibaúma, no litoral Sul do RN (Foto: Lucas Cortez )

Falésia na praia de Sibaúma, no litoral Sul do RN (Foto: Lucas Cortez )

 
Artesanato produzido pela família de Marizelia Gonçalves, dona do restaurante Artesanato produzido pela família de Marizelia Gonçalves, dona do restaurante

Artesanato produzido pela família de Marizelia Gonçalves, dona do restaurante "Arca da Zélia", em Tibau do Sul, RN (Foto: Lucas Cortez)

 
Pescador recolhe cardume pescado nas águas de Sibaúma, RN  (Foto: Lucas Cortez )Pescador recolhe cardume pescado nas águas de Sibaúma, RN  (Foto: Lucas Cortez )

Pescador recolhe cardume pescado nas águas de Sibaúma, RN (Foto: Lucas Cortez )

 

FONTE G1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!